Autora do livro, Christiane Meier, também fará uma palestra gratuita sobre o tema

No próximo sábado (31/08), a partir das 14h, a Editora Lumen et Virtus lançará, no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), uma obra com estudo inédito sobre o mistério central da fé e da vida cristã: Iconografia da Santíssima Trindade: uma historiografia imagética, de Christiane Meier. O livro é um verdadeiro convite ao leitor para conhecer mais sobre o maior mistério cristão e como este é compreendido no decorrer dos séculos, tanto no Ocidente quanto no Oriente, por meio de uma verdadeira viagem histórica e imagética no tempo, representando uma abordagem investigativa nunca vista antes, envolvendo Arte e Religião.

Na obra, Christiane refaz o percurso de pintores e mosaístas, desde o século III até o século XV, para compreender seu atrevimento e as fontes das quais se valeram não apenas na criação da iconografia de Jesus, como também, e de modo particular, da Santíssima Trindade; além de demonstrar como um dos maiores artistas sacros da contemporaneidade, Cláudio Pastro, ousou representar a Trindade não de forma antropomorfa (atribuição de características humanas a animais, deuses e elementos da natureza), mas tão-só fazendo uso da palavra.  

Quem for ao lançamento terá a oportunidade de se aprofundar no tema diretamente com a autora, que ministrará uma palestra gratuita no MAS.

Sobre a autora

Christiane Meier é mestre em Ciências Humanas pela Unisa/SP, pós-graduada em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), bacharel em Tradução pela Johannes Gutenberg Universität, Mainz/Alemanha. Membro-integrante e pesquisadora do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS Imago Lab.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here