Documentário Olhar de Cão traz entrevista com Thays Martinez, ativista pelos direitos da pessoa com deficiência
Documentário Olhar de Cão traz entrevista com Thays Martinez, ativista pelos direitos da pessoa com deficiência

Documentário Olhar de Cão traz entrevista com Thays Martinez, ativista pelos direitos da pessoa com deficiência

São Paulo, 15 de julho de 2020 – O documentário Olhar de Cão, produção da Prosperidade Content, estreia na TV Cultura nesta quinta-feira, 16 de julho, às 20h15. A obra revela a trajetória dos cães-guia no Brasil, destacando diferentes fases da jornada do animal: do nascimento – quando já se inicia o processo de seleção –, passando pela socialização e treinamento, formação da parceria com a pessoa com deficiência visual e a aposentadoria. Um caminho que envolve muitos profissionais, trabalho e desenvolvimento de um profundo laço entre ser humano e cão. Com a direção de Renato “Nego” Lima, Olhar de Cão apresenta histórias tocantes de homens e mulheres que se dedicam a treinar esses cães e pessoas que têm sua vida completamente transformada por eles.
A jornada de Thays Martinez é um dos destaques do documentário. Há 20 anos, a advogada recebia o primeiro cão-guia dela. “Era abril de 2000 e havia apenas meia dúzia desses cães no país. Eu tive de esperar muitos anos para realizar esse, que era um sonho de infância. Pouco antes de eu receber Boris, ouvi – de inúmeras pessoas – o alerta de que eu deveria pensar em desistir dessa ideia; que o Brasil não estava pronto para isso, que não tínhamos leis e que eu enfrentaria grandes dificuldades”, conta.
Aquelas pessoas que alertaram Thays sobre as dificuldades estavam mesmo certas, mas somente sobre o início dessa história. “Tive de enfrentar um grande processo judicial contra o Metrô de São Paulo – que tentou impedir meu acesso com Boris em suas dependências. Entendi que, mais do que poder ou não andar de metrô com Boris, o que estava em jogo era a própria cidadania, a dignidade que toda pessoa tem; direito de poder fazer as próprias escolhas. Entendi, também, que era uma briga na qual eu não poderia entrar sozinha. Convidei muitos amigos e conhecidos; depois, desconhecidos. O desafio, a cada um, era entrar comigo na empreitada. Mobilizando imprensa, Ministério Público, Judiciário, Legislativo e cidadãos, transformamos Boris em um ícone da cidadania. Vencemos o processo contra o metrô, por unanimidade; trabalhamos para que uma Lei Estadual fosse aprovada em São Paulo, em 2001. E, tenho enorme orgulho e alegria em comemorar 15 anos da Lei Federal que estendeu esse direito para as pessoas, em todo o Brasil”, detalha a advogada que, por meio de uma cidadania protagonista, contribuiu para tornar o país mais inclusivo.
Sobre Thays Martinez
Nascida em São Paulo, em janeiro de 1974, Thays Martinez é formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). A advogada, palestrante e empreendedora social possui especialização em Direito Penal e em Interesses Transindividuais; e MBA em Marketing de Serviços. Deficiente visual desde os quatro anos, Thays foi conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social e membro da comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB. Voluntária de Relações Institucionais do Instituto Magnus, a advogada é consultora e ministra palestras em empresas (públicas e privadas) e em estabelecimentos de ensino, abordando temas como motivação, mudança, inovação e superação; Direito; acessibilidade; e inclusão social. É autora do livro “Minha vida com Boris – A comovente história do cão que mudou a vida de sua dona e do Brasil (Globo Livros)” e idealizadora do projeto “Heróis à Vista”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here