Em um de seus últimos shows de 2019, o septeto celebra o sucesso do álbum Estandarte
A banda Silibrina promete um show memorável no JNF para finalizar a turnê do seu segundo álbum, Estandarte (2019). Foi a quarta e mais importante turnê em seus quase três anos de carreira, incluindo shows na América do Sul, América do Norte, Europa, e Brasil – de Norte a Sul.
O álbum Estandarte dá continuidade ao disco de estreia, O Raio, mostrando o grupo de sete instrumentistas ainda mais entrosado. As músicas e arranjos foram compostos por Gabriel Nóbrega – filho do multiartista pernambucano Antonio Nóbrega e líder do grupo – pensando nas características de cada integrante e na relação deles com a música popular brasileira, deixando evidente a linguagem de Silibrina. Piano, baixo, guitarra e metais se juntam a instrumentos de percussão muito presentes na música popular do Brasil, como o caracaxá, ganzá, timbal, alfaia, gonguê e o pandeiro. O resultado leva o público a uma nova leitura das possibilidades musicais, que chega aos ouvidos de uma forma elegante e ao mesmo tempo eletrizante. A obra está disponível nas principais plataformas digitais (links ao final do texto).
“O jeito que elegemos colocar os ritmos brasileiros no disco é não-literal: nossa música é majoritariamente brasileira, mas não exclusivamente. E uma faixa não se restringe a um ritmo, manifestação ou movimento. O grande objetivo de ‘Estandarte’ é mesclar tudo isso e contar uma história, em que as músicas se desenvolvem construindo um arco narrativo no processo“, explica Gabriel Nóbrega. Misturando frevo, baião, maracatu, coco e ciranda — e, alguns diriam ainda que com pitadas de jazz –, “Estandarte” é uma ode ao carnaval.
Além de tocar piano, Gabriel Nóbrega assina as composições e arranjos do septeto e é acompanhado por Ricardinho Paraíso (baixo), Jabes Felipe (bateria), Matheus Prado (percussão), Wagner Barbosa (saxofone), Reynaldo Izeppi (trompete) e Gileno Foinquinos (guitarra), artistas de referências diversas, vindos de diferentes regiões do Brasil e extremamente atuantes no cenário musical em São Paulo.
Os vinis dos dois álbuns acabam de ser colocados à venda na recém-lançada loja on-line da banda www.silibrina.band/loja, que também tem bonés e camisetas.
Sobre Gabriel Nóbrega
Gabriel Nóbrega iniciou sua carreira musical aos 11 anos de idade acompanhando seu pai, o multiartista pernambucano Antônio Nóbrega, como percussionista. Durante 13 anos fez shows por todo o Brasil e turnês ao redor do mundo. Mais tarde, apostou também na vocação para criar e dirigir filmes de animação e, em 2015, foi o diretor de publicidade mais premiado do Brasil e um dos mais premiados do mundo. Hoje é um dos sócios do estúdio Vetor Zero, mas sempre se manteve ativo na música, compondo e tocando piano, seu instrumento de formação.
Rolê Cultural | Música, arte e entretenimento